Consultorias

O que é?

Com o objetivo de oferecer soluções para as mais variadas necessidades de gestão empresarial, com foco em desenvolvimento e tecnologia, o Cetemag capacitou uma equipe de consultores com a filosofia inovadora do centro e experiência em áreas específicas para atuarem nas empresas do setor de extração e industrialização de rochas ornamentais atendendo as demandas da área. 

Por que contratar uma consultoria da Cetemag?

A vantagem de receber uma consultoria Cetemag é de contar com profissionais com a qualidade já conhecida e respeitada do ‘Cetemag’, com preços subsidiados aos associados que contribuem e mantém suas mensalidades em dia, assim como todo o mercado que necessitar dos nossos serviços.

Preocupação das organizações

As organizações voltadas para futuro e preocupadas com seu destino estão  estreitamente sintonizadas com os seguintes desafios:

  1. Globalização: visão global do negócio para mapear a concorrência e avaliar a posição relativa dos produtos e serviços. O benchmarking deixou de ser local ou regional. O refrão é pensar globalmente e agir localmente.
     
  2. Pessoas: preocupação em educar, treinar, motivar, liderar as pessoas incutindo-lhes o espírito empreendedor e oferecendo-lhes uma cultura participativa ao lado de oportunidades de plena realização pessoal. A organização indica os objetivos que pretende alcançar, focaliza a missão e visão e oferece oportunidades de crescimento que fortaleçam seu negócio. Pessoas são parceiros e colaboradores e não funcionários batedores de cartão de ponto.
     
  3. Cliente: capacidade de conquistar, manter e ampliar a clientela. As organizações bem sucedidas têm intimidade com o cliente, conhecem as mutáveis características, necessidades e aspirações de sua clientela.
     
  4. Produtos/serviços: necessidade de diferenciar produtos e serviços em termos de qualidade e atendimento. Os P&S estão ficando cada vez mais parecidos – verdadeiras commodities. A vantagem competitiva consiste em agregar elementos adicionais como qualidade e atendimento para diferenciá-los em relação aos concorrentes.
     
  5. Conhecimento: na Era da Informação o recurso organizacional mais importante – o capital financeiro – cede o pódio para o capital intelectual. É o conhecimento e sua aplicação que permite captar a informação disponível para todos e transformá-la em oportunidade de novos P&S antes que os concorrentes o façam.
     
  6. Resultados: necessidade de fixar objetivos e perseguir resultados, reduzindo custos e aumentando receitas. Visão do futuro e foco nas metas a serem alcançadas são imprescindíveis. 
     
  7. Tecnologia: necessidade de avaliar e de atualizar a organização para acompanhar e aproveitar os progressos tecnológicos. Organizações excelentes não são as que detêm a tecnologia mais avançada, mas aquelas que sabem extrair o máximo de suas tecnologias atuais. O preparo e a capacitação das pessoas está por trás disso. 

Tudo está em estado de mudança e nada fica como está. A permanência é coisa do passado. A única constante é a mudança. 

Nossas consultorias:

  • MEIO AMBIENTE

Estudo, elaboração e implantação de Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD); Licenças ambientais (LI e LO); Defesas Técnicas; Supervisão Ambiental de Lavra; Reserva Legal.
 

  • DESIGN

Desenvolvimento de produtos; Técnicas de acabamento; Paginação de pisos; indicação de equipamentos para finalidades específicas de acabamento; instrução de profissionais no chão de fábrica para execução de projetos no setor.
 

  • ARQUITETURA/ CONSTRUÇÃO CIVIL

Consultoria sobre: administração de obras, projetos, fabricação, transporte e instalação; Controle de ordem de serviço, aproveitamento de chapas e materiais.
 

  • EXTRAÇÃO
Abertura de jazida; instalação de maquinário para extração de bancada; método adequado para extração;
 
  • BENEFICIAMENTO

Estudo de caso; eficiência produtiva; análise de capacidade de produção; laudos técnicos; estudo de processo fabril, serrada, polimento, resinagem e acabamento
 

  • PROJETOS DE VIABILIDADE TÉCNICA

Viabilidade técnica para novos negócios, novos processos fabris, instalação de filiais, abertura de pedreiras, transporte, abertura de novos mercados.
 

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Planejamento estratégico da empresa; 
 

  • FINANÇAS E CUSTOS DA EMPRESA

Consultoria financeira, contábil e gerencial no setor financeiro, contábil, suprimentos, contas a pagar e receber, cobrança, produção, transporte e manutenção.
 

  • ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Um olhar clínico e imparcial sobre o modelo de gestão da empresa;
 

  • VENDAS E MARKETING

Análise mercadológica; estudo de mídia e propaganda; capacitação de equipe de vendas; estudo de metas e viabilidade; levantamento de novos mercados;
 

  • PERÍCIAS TÉCNICAS

Confecção de perícias técnicas, atestados, estudos de caso, laudo legal para representatividade em órgãos judiciais, autarquias, poderes públicos, entidade de classe e afins.

Documentos produzidos sob análise científica em diversas áreas do setor de rochas, como por exemplo, constatação de vida útil de equipamentos, insumos, além de acidentes ocorridos em quaisquer esfera do trabalho no setor de rochas.