Plataforma Inteligente de Rochas - PIR

O QUE É

O projeto PIR consiste na plataforma de informações digital racional e proativa baseada no uso de inteligência competitiva (IC) que possui como diretriz básica ser um processo sistemático, ininterruptamente avaliado de identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação da informação estratégica (gestão, produção, tecnologia e marketing) para organizar e viabilizar seu uso no processo decisório. Dentre os objetivos do projeto PIR podemos destacar dois: a) Criação de um banco de dados de informações Técnico-Gerenciais que visa melhorar os níveis de desempenho do parque industrial do setor de rochas ornamentais e elevar os padrões de qualidade e competitividade dos seus produtos; b) Uso de uma plataforma de dados para integrar o setor de rochas ornamentais aos especificadores (arquiteto, engenheiros e construtoras), onde estes receberão informações técnicas sobre o devido uso de rochas em seus projetos. Inserido ativamente dentro desta plataforma, os resultados e ferramentas do projeto ICV/ACV poderão ajudar estes especificadores a utilizarem corretamente as rochas, bem como usar como apelo ambiental referente às informações do uso e ciclo de vida das rochas, agora consistente e sistematizado.

PRINCIPAIS RESULTADOS

  • Expansão e consolidação de  atuais mercados;
  • Análise, avaliação e monitoramento da concorrência (outros setores concorrentes, cerâmica e sintéticos e outros);
  • Identificação de oportunidades e ameaças;
  • Disseminação e uso correto de novas tecnologias do setor;
  • Aperfeiçoamento do processo de planejamento;
  • Aumento da produtividade e lucratividade;
  • Tomada de decisão baseada em conhecimento do ambiente de negócios;
  • Aprimoramento das relações da empresa com o mercado consumidor;
  • Fim da falta de informações consistentes referentes ao setor.

IMPORTÂNCIA PARA O SETOR

O uso de Inteligência Competitiva (IC) como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência, tendências, nichos de mercado, dentre outros temas, revela-se como importante apoio aos empresários inseridos em setores, cadeias produtivas e territórios.

 Fortalece sua atuação em um mundo onde a complexidade e mutabilidade dos ambientes em que se inserem as MPE’s tornam cada vez mais imperiosa a necessidade de agir estrategicamente em um mercado onde as grandes armas são: o conhecimento e a informação.

A necessidade de informatização e incorporação de tecnologias modernas na vida corriqueira de nossas empresas torna-se um passo importante e sério para a capacitação das empresas. A concretização da PIR, abrirá caminhos para inúmeros outros projetos serem viabilizados.