Mapeamento Geológico

O que é?

Este projeto constitui-se nas seguintes ações: levantar o perfil das indústrias de rocha ornamental e moageira, criar um estudo geológico detalhado das áreas onde se encontram instaladas as atividades extrativas, avaliar e aproveitar o rejeito da mineração, organizar os coletores do rejeito da mineração (os “Marroeiros”), especializar os dados de geologia em um Sistema de Informações Georeferenciados (SIG).

Os resultados obtidos nas diversas fases do projeto convergirão para o objetivo maior que é o aproveitamento ordenado dos recursos, com a defesa dos valores ambientais, confinando a atividade de mineração aos espaços comprovadamente favoráveis, contribuindo assim para o ordenamento territorial.

Principais resultados

  • Empresas com novo sistema de extração racionalizado implantado.
  • Mitigação dos impactos ambientais com o foco na redução dos rejeitos
  • Espacialização dos dados de geologia em um sistema de informações georeferenciados.
  • Estudo geológico detalhado das áreas onde se encontram instaladas as atividades extrativas.
  • Domínio da tecnologia de mapeamento geológico.
  • Aplicação da tecnologia de mapeamento na extração de granito.
  • Elaboração de cartografia temática das zonas mapeadas. 

Importância para o setor

Com realização do projeto Valorização e aproveitamento dos Mármores do Sul do ES os produtores de Mármores ornamentais e moageiros poderão melhorar  seu planejamento de lavra, desta forma, com informações mais detalhadas, poderão obter melhores rendimentos na extração. Os produtos da extração irão atender melhor o mercado e passarão a ter maior valor agregado, a atividade de mineração na região se tornará mais profissional, os impactos ambientais, por conseguinte irão chegar a níveis  mínimos em decorrência da diminuição de extração de materiais desnecessários que o mercado não absorve.

O lucro das empresas aumentará principalmente por dois motivos: a) pelos materiais com maior valor agregado adicionados; b) Diminuição dos custos em decorrência de se evitar a extração de materiais desnecessários.o de materiais desnecess