Manual de Aplicação e Uso de Rochas

O QUE É

Os conhecimentos acadêmicos e laboratoriais fruto de atividade de p&d não podem mais ficar afastados das empresas produtoras de rochas posterior a caminhada que o setor do ES executou até os dias de hoje.

Um aproveitamento mais qualificado e valorizador da pedra natural, demonstrando e direcionando a correta abordagem tecnológica, conjugada com os progressos nos domínios disciplinares da engenharia e arquitetura, permitem caminhar a passos mais largos para modelos de desenvolvimento caracterizados pelas preocupações centrais da sustentabilidade, da cientificidade e do progresso do setor de rochas, junto a sociedade e comunidade que irão especificar o uso da rocha em seus projetos no Brasil e no mundo.

Neste sentido, o CETEMAG e parceiros estão projetando a construção e publicação de um Manual de Aplicação e Uso de Rochas que pretende ser um instrumento técnico de fácil entendimento em termos de aplicações práticas, caracterização, interpretação de ensaios e normas no uso da Pedra Natural. Tal manual, em síntese, irá abordar desde a história da rocha, passando pela classificação da Pedra Natural, finalizando com sua correta aplicação ao uso a qual se destinam.

PRINCIPAIS RESULTADOS

  • Criação de um Manual para especificadores.
  • Capacitação para os funcionários das empresas que poderão ajudar na especificação dos materiais, conversando de igual para igual, com o técnico envolvido no projeto arquitetônico que receberá determinada rocha.
  • Difusão das informações sobre aplicação e uso de rochas no meio acadêmico e universitários. 

IMPORTÂNCIA PARA O SETOR

Através das informações que serão pesquisadas e publicadas neste manual, as rochas irão obter status de um produto nobre e com devidas adequações técnicas sistematizadas que poderão ser observadas pelos produtores, especificadores e consumidores finais.