Central de Tratamento de Subprodutos do Beneficiamento de Rochas Ornamentais – AAMOL

O QUE É

Visa na criação de uma central de tratamentos dos resíduos gerados através do beneficiamento de rochas ornamentais. Por meio da criação uma associação (AAMOL), empresários do setor de rochas, juntamente com o CETEMAG deram os primeiros passos no que diz respeito a uma solução ambiental que possa resolver tal problema conforme especificado em legislações e normas técnicas ambientais vigentes. 

A AAMOL, visando melhor gerenciar os resíduos gerados pelas empresas que integram sua associação, e procurando atender ao Termo de Referência elaborado pelo IEMA acabou se tornando referência junto as instituições que guardam o meio ambiente ao se preocupar não só em depositar os resíduos numa determinada área, mas sim, trasformá-lo em subproduto para outras cadeias.

PRINCIPAIS RESULTADOS

  • Otimização dos recursos para a solução de um problema comum.
  • Redução dos custos operacionais no processo de gestão dos resíduos.
  • Instalação de unidades destinadas ao aproveitamento dos resíduos, visando o desenvolvimento de novos produtos e utilização de novas tecnologias.
  • Promoção do marketing empresarial com foco no meio ambiente e sustentabilidade. 

IMPORTÂNCIA PARA O SETOR

Com a realização do Projeto CTR-AAMOL, podemos destacar como mais importante é a possibilidade de reversão dos impactos causados pela geração de resíduos/rejeitos, que passarão a ser considerados subprodutos com valor agregado, normatização e padronização do montante depositado temporariamente, criando assim, novos postos de trabalho, possibilidade de absorção de mão-de-obra em risco social, incentivo a inovações tecnológicas além da difusão das mesmas dentro e fora do APL, sempre observando todos os aspectos ambientais e legislação em vigor.