Cetemag participa do Seminário Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas em Belo Horizonte (MG)

12.11.2014 Notícias

Senhor Associado,

O Cetemag participou do “Seminário Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas”, no Promenade Golden Flat, em Belo Horizonte (MG), nos dias 29 e 30/10/2014, que teve como objetivo o debate de temas como o papel do registro de indicações geográficas (IG) e de marcas coletivas, a diferenciação no mercado que esses registros podem promover, gestão de registros de uso coletivo, e uma reunião da Comissão de Estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre IG. Na ocasião foi lançado o IV Catálogo de Indicações Geográficas Brasileiras.

 O Cetemag em parceria com Sebrae/ES, enviou dois empresários/produtores para representar a IG do Mármore de Cachoeiro de Itapemirim, sendo eles os Srs. Eduardo Guidi, da empresa Gramarc Granitos e Mármores Cachoeiro Ltda e Luiz Zampirolli, representante da empresa Sulcamar Sul Capixaba de Mármores Ltda.

 Estiveram presentes também representantes de outras IGs do Brasil e exterior, onde o conhecimento e a troca de informações foram de grande valia para todos.

 O Projeto IG – IDENTIFICAÇÃO GEOGRÁFICA, foi concebido com o objetivo de estabelecer uma identidade para o mármore do sul do Espírito Santo, a lente de mármore que abrange grande parte da região sul. Esse projeto teve sua formalização/registro junto ao INPI, tendo como resultado um CERTIFICADO da qualidade do mármore aqui explorado. No momento estamos na fase de implantação do projeto junto as empresas participantes,  alimentando o sistema com informações que irá permitir a liberação dos selos que aplicáveis nos produtos de mármore que serão vendidos valorizados pela identificação geográfica.

Atenciosamente,